Maus tratos dos animais e a História de Bonito...

Os maus tratos ocorridos com os animais são cada vez mais constantes e por muitas vezes chegam a óbito.
O que fazer?
Como podemos contribuir para evitar ou ajudar as vítimas?
Essas perguntas ficaram por muito tempo na minha mente e uma angústia me tomava o peito porque não encontrava respostas ou uma forma que eu pudesse ajudar.
O fato de morar em um apartamento pequeno e já ter um animal de estimação em casa descartava uma adoção.  Muito embora nunca descansasse,  eu  nunca  me esquivei diante de um cenário deprimente em ver nossos irmãos abandonados,  pequeninos, outros já velhos e seus donos não tinham paciência e os deixavam na rua a mercê da sorte.
Durante esse trajeto já passaram por mim vários cachorros que ajudei e graças a DEUS encontrei pessoas que tinham um coração generoso e que se prontificaram em ajudar.
Percebi que as pessoas generosas que encontrei e que se importava com eles, não possuíam muitos bens matérias, eram humildes e não ocupam grandes posições sociais.  Mas eram solidários e isso é de uma riqueza, de uma grandeza admirável.   
Como  não tínhamos dinheiro e nem lugar para resgatá-los, tivemos uma idéia de fazer um blog que divulgasse os trabalhos das ONGs e através da divulgação as pessoas tomassem a iniciativa de fazer doações ou de adotar um animal de rua que estejam nas ONGs esperando por um verdadeiro lar.  Além de criar uma maneira de arrecadar fundos com o Blog vendendo canetas, camisas, CDs, e-books com o objetivo de doar parte da renda para essas instituições.
É através da divulgação do Blog que temos a esperança de aumentar o número de animais adotados e ajudar aos que vivem na rua a encontrar um lar.
É através do Blog que encontraremos pessoas solidárias, profissionais da área para darmos andamento a esse projeto e tenho a certeza que se cada um de vocês divulgarem meu blog para seus amigos e assim os amigos dos seus amigos, tenho a certeza que ao caminharmos na rua o cenário de hoje não fará mais parte da realidade de amanhã.  Nossos irmãos de quatro patas estarão bem  protegidos e em seus lares.
Quando falo em maus tratos de animais, estou falando de perversidade humana, falta de esclarecimento do que os animais representam verdadeiramente para nós.
Seria de uma arrogância e ignorância enorme se acreditassemos que DEUS criou os animais para nos servir e aí termos o direito de desrespeitá-los.   Os animais são nossos irmãos e merecem respeito e proteção.
O pior que não é a minoria que tem esse pensamento deturpado. E é por isso que vemos muitas barbaridades nas ruas. 
Assim vem a historia de BONITO...
Bonito era o nome dele.  Pois foi esse nome que demos a ele quando encontramos na rua magro, com seus pelos cheios de nó e a pele preta de sujeira, sangrando pelo focinho e mancando...
A história de Bonito não é tão bonita assim...
As informações obtidas sobre ele eram poucas, descobrimos que os donos de Bonito mudaram de residência e o deixaram na rua já com certa idade.
Bonito era um poodle já com idade amadurecida, pois já tinha catarata nos olhos sinais de uma idade já avançada.
Ficou nas ruas durante certo tempo e ao vê-lo passar na frente do estabelecimento comercial que meu esposo trabalhava, enfraquecido e muito debilitado, me cortou o coração e aí enlouqueci ao vê-lo sangrando pelo focinho, sem quase forças para andar.
Estava todo sujo, fedendo e ninguém tinha coragem de ajudá-lo achavam que ele estava morrendo e não tinha mais o que fazer.
Juntos (eu e meu esposo) tomamos a iniciativa de tentar salva-lo.  Apesar de está debilitado, Bonito era brabo, queria morder e nós não tínhamos como pega-lo, fomos ao veterinário conhecido nosso e ele veio com a focinheira e resgatou bonito para seu consultório.
Detectou que Bonito estava com babésia , mas conhecida como doença do carrapato. A Babesiose é uma doença parasitária, não transmissível ao homem. Seu agente transmissor é o carrapato Rhipicephalus sanguineus, que parasita e destrói as células sanguíneas do animal causando anemia podendo, inclusive, levá-lo à morte.
Estava num estágio muito avançado e era torcer para que a medicação fizesse efeito e ele resistisse.
Bonito sobreviveu a doença do carrapato... porém estava muito debilitado, sua saúde era frágil e ele era difícil de lidar, pois como eu falei ele era brabo demais,  conseqüências de maus tratos que sofreu nas ruas.
Não andava direito, segundo parecer veterinário provavelmente levou alguma pancada forte na parte traseira, talvez alguém tenha dado nele com uma pá ou algo muito forte, como ferro.
Sua arcada dentária era deficiente, pois seus dentes na maioria estavam quebrados também por alguma pancada que deram.
Durante o tratamento de Bonito encontrei pessoas que ajudaram a cuidar dele, entre eles um Senhor chamado Gilson que nos cedeu seu pequeno espaço na frente de sua casa próximo ao portão para que Bonito ficasse lá se recuperando até ficar bom.   O lugar era coberto e arejado.  O Sr Gilson não tinha condições de ficar com Bonito, porque não tinha recursos financeiros para isso, mas contribui ao deixá-lo ficar em sua casa. Outra pessoa foi Dona Maria que ao ver Bonito naquele estado, sempre levava comida e água.  Dona Maria não tinha também como ficar com Bonito, pois morava de aluguel com seu Filho e já criava 03 cachorros dentro de casa. Com ajuda dessas criaturas de bom coração...
Bonito aos poucos foi se recuperando, mas só deixava eu e o Sr Gilson chegar perto dele para cuidar.  Ele sabia que éramos as pessoas que cuidava dele e que queríamos ajudá-lo.
Após sua recuperação... Bonito permaneceu no espaço da casa do Sr. Gilson porque não encontramos ninguém para ficar com ele.
Apesar de ser um cachorro limitado, não deixou de aprontar e como todo cachorro... Bonito fugia várias vezes e ficávamos todos procurando por ele, mas ele voltava todo sujo e fedendo.  Motivo da fuga: Cadelas!
Pois é os cachorros também amam!
Mais a historia não para por aí... Bonito como já falei já não era um cachorro novo  e sua sáude não era  100%.  Contraiu Cinomose, uma doença que o deixou mais ainda debilitado.
Tratamos novamente de Bonito e ele sobreviveu mais uma vez!
Todos os dias o levava para passear, dava comida, água, banho e tinha acompanhamento veterinário. Tudo que podíamos oferecer para que ele vivesse da melhor forma possível.
Era dia de sábado, estava tendo um BLOCO de Carnaval de Bairro e logo cedo passeei com Bonito, coloquei sua comida e sua água e fui passar o dia fora e só retornei tarde da noite com minha família.
No dia seguinte fui vê-lo e Bonito estava com o Olho virado, machucado, inchado, quieto, e triste.  Soube que um Bêbado havia jogado uma pedra em Bonito porque ele latiu para ele ao chegar perto do portão onde estava.
O Bonito nem queria mais se levantar, chamei a Veterinária e a mesma se locomoveu até o local onde ele estava e  informou que olho dele iria voltar ao lugar e que pedrada foi estupidamente agressiva e lhe causou lesão.  Bonito não quis mais comer, não queria mais beber água, levei para tomar soro durante dois dias, no terceiro ele não mexia mais o corpo só o olhar!  Bonito desistiu de continuar entre nós, cansou de sofrer!
São Francisco de Assis Protetor dos Animais encaminhou BONITO para seu verdadeiro lar!
BONITO NUNCA TE ESQUECEREI, UMA PENA QUE O QUE FIZ POR VOCÊ NÃO FOI O BASTANTE PARA DEIXÁ-LO ENTRE NÓS ATÉ HOJE.  MAS TUDO QUE FIZ FOI COM MUITO AMOR
 Bonito foi vitima de maus tratos e superou muitas dificuldades, infelizmente não teve oportunidade de encontrar um lá de verdade na TERRA. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Xavier e seu Cão Lorde

Projeto Solidário Brechó Bicho Fiel

CAMPANHA ADOTE UM AMIGO FIEL