Como os cães enxergam - Curiosidade

Como os Cães Enxergam

Ao contrário do que pensávamos os cães não enxergam em preto e branco apenas, e sim algumas cores, mas não todas. São feitas pesquisas no intuito de conhecer, mais a fundo, como os animais enxergam e quais as cores.
O que se sabe é que os cães, em geral, são míopes, apenas enxergam de perto e não de longe, não conseguem visualizar coisas paradas, estagnadas, e sim, em movimento. Os cães visualizam melhor coisas, pessoas e objetos em movimento constante, e não objetos estáticos. Isso se dá por sua natureza de caça em que perseguia os animais para se alimentar.
I wanna be your dog
Os cães vêm o mundo da mesma maneira que nós humanos, com as mesmas cores e a mesma aparência, entretanto a visão não tem primazia sobre os outros sentidos, diferentemente para os humanos. Veja a seguir, logo abaixo, um quadro que traduz a importância de cada sentido para o cão e para o homem. Veja e observe as diferenças.

Humanos:

1- Visão;
2- Tato;
3- Audição;
4- Olfato;
5- Paladar.

Caninos:

1- Olfato;
2- Audição;
3- Visão;
4- Tato;
5- Paladar
Os cães, também, como já ouviram falar, tem maior visão noturna do que os homens, isso é devido, também, as caças que eram feitas durante a noite. O que se sabe é que sua visão à noite é superior aos dos homens, e, enxergam em preto e branco durante a noite, talvez, consiga enxergar algumas tonalidades de cores, mas muito poucas.
Cães enxergam melhor os lados do que nós, isso se dá pela melhor visão, melhor amplitude dos lados do que nós; isso varia conforma a raça do cão. Eles não enxergam bem de frente um objeto, e sim dos lados, pois sua visão periférica é melhor. Experimente colocar um objeto bem a frente do cachorro, bem próximo dele; logo, você verá que eles não enxergam, e demonstram pouco interesse.
Os cães, como se sabe, descendem dos lobos. Os lobos andam em matilha, em bandos, caçam para comer e sua visão noturna é superior a do homem. Todos esses privilégios que a natureza oferta aos animais são distribuídos, conforme a necessidade e utilização. A necessidade seleciona quais as qualidades serão dadas a cada animal.
Infelizmente, o cão perdeu um pouco dessas qualidades intrínsecas, devido à chamada seleção natural, em que a natureza seleciona e molda o animal para melhor se adaptar a o ambiente.
Com a domesticação, o cão perdeu uma parcela de suas habilidades de seus ancestrais, mas a visão em nada mudou; continua a mesma habilidade de enxergar os lados, maior visão noturna e melhor em visualizar os objetos em movimento.
A grande curiosidade, dos especialistas e de todos, é saber como os cães enxergam o mundo, como seria ver o mundo através dos olhos dos cães. Parece absurdo tal questionamento por parte dos estudados no assunto, mas ainda há muitas perguntas a serem discutidas, e, a visão canina é uma delas. No futuro, logo teremos respostas mais claras e fundamentadas, pois, ainda, há muito questionamento.

Fonte: http://www.nomesparacachorro.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Xavier e seu Cão Lorde

Projeto Solidário Brechó Bicho Fiel

CAMPANHA ADOTE UM AMIGO FIEL