DICAS DE HIGIENE DOS CÃES

Dicas de higiene dos cães



            Todos sabem que um cachorro limpo e bem cuidado tem muito menos chances de contrair doenças. Uma boa higienização pode evitar diversas doenças e parasitas, como pulgas, carrapatos e vermes intestinais. Confira algumas dicas fundamentais para a limpeza do seu melhor amigo:

            Banho: o banho é essencial, e alguns cuidados com ele também. Um cachorro não necessita de tantos banhos quanto um humano. A frequência irá depender da raça e do tipo da pelagem do animal. Por exemplo: raças caracterizadas por pelos volumosos e longos podem precisar até quatro banhos mensais, enquanto aos cães de pelagem dura são recomendados de dois até seis banhos anuais. A água deve estar morna (em torno dos 30°C) e os ouvidos devidamente protegidos com algodão. Utilize produtos próprios para animais, pois o PH da pele dos bichinhos é diferente do nosso.

            Escovação: geralmente, os cães adoram ser penteados. Escovar seu animal regularmente ajuda na eliminação dos pelos mortos, poeira e qualquer outra coisa que possa estar presa à pelagem. O ato também ajuda a verificar se seu bichinho não está com pulgas ou alguma dermatite. A escova e a frequência devem ser escolhidos de acordo com o tipo do pelo.

            Unhas: se o seu cachorro passa mais tempo dentro de casa do que na rua, ele provavelmente não gasta as unhas naturalmente. Nesses casos, o corte é necessário. Elas devem ser cortadas quando ultrapassam a base da pata. As unhas muito compridas podem causar dificuldades de locomoção e também podem se partir, provocando feridas. Existem alicates especiais para o corte das unhas caninas, mas cuidado: a zona rosada possui irrigação sanguínea e, se cortada, pode causar dor ao seu cão. 

            Dentes: seu bichinho pode ser pré-disposto à formação de placa bacteriana e tártaro, que são os maiores responsáveis pelo mau hálito. Para evitá-los, são vendidos escovas e cremes dentais especiais para cães. Uma forma mais simples de limpar a gengiva do cachorro é utilizando uma gaze molhada com água.

            Ambiente: o lugar onde o cachorro brinca e passa o tempo deve estar devidamente limpo, assim como seus brinquedos, cobertores e vasilhas. Os desinfetantes não são indicados para higienizar esses itens, já que possuem substâncias tóxicas e podem causar irritações. O mais importante é se certificar de que o ambiente está livre de pulgas e carrapatos, e que o mesmo seja impróprio para o desenvolvimento de bactérias e fungos. Usar grama sintética pode ser uma das soluções para esse problema, já que é mais limpa do que a grama natural, além de ser mais fácil de limpar.


            Essas são as dicas básicas de como manter a higiene do seu bichinho de estimação. Manter-se informado e trocar experiências com outros donos de cães é sempre uma forma de cuidar bem do animal. Informe-se!

ARTIGO  enviado por JOICE MARIA VARGAS para o Bicho Fiel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Xavier e seu Cão Lorde

Projeto Solidário Brechó Bicho Fiel

CAMPANHA ADOTE UM AMIGO FIEL